Pular para o conteúdo

Na tarde de 23 de setembro de 2025, em Porto Alegre, cerca de 80 pessoas participaram da primeira reunião pública do Comitê Organizador da I Conferência Internacional Antifascista, prevista para março de 2026. O encontro foi realizado no Auditório do Sindicato dos Bancários da capital gaúcha.

Na mesa estiveram Raúl Pont, ex-prefeito de Porto Alegre (1993-1997) e dirigente do PT, Roberto Robaina, vereador e presidente do PSOL de Porto Alegre, Edison Puchalski, presidente estadual do PCdoB, Lara Rodrigues, dirigente estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e membro de sua direção nacional, e Eric Toussaint, porta-voz internacional do CADTM (Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo).

A plateia contou com representantes de diferentes sindicatos, organizações estudantis, feministas e de educação popular. Também estiveram presentes Rodrigo Dilelio, atual presidente do PT de Porto Alegre, Leonel Radde, deputado estadual pelo PT no Rio Grande do Sul, Luciana Genro, deputada estadual do PSOL no Rio Grande do Sul, Raul Carrión, dirigente do PCdoB, e Israel Dutra, membro da direção nacional do PSOL.

A Conferência Internacional Antifascista será realizada em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026. Uma das principais organizadoras, Gabi Toloti, presidenta estadual do PSOL no Rio Grande do Sul, não pôde comparecer porque participa da flotilha de mais de 40 barcos que se dirigem por mar a Gaza e que, no momento, se encontram nas proximidades da ilha de Malta.

A comissão organizadora local, atualmente composta pelo MST, entidades sindicais, PSOL, PT e PCdoB, deverá ser ampliado nos próximos dias.